Powered By Blogger

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Rio São Francisco, acabado pela poluição e a seca !

A hidrovia do rio São Francisco começa logo após a represa de Três Marias, na cidade mineira de Pirapora. Mas o rio está assoreado e seco. Em junho de 2001 nenhuma das chatas (embarcação fluvial de carga) fazia o percurso de 1,3 mil km entre Pirapora e Juazeiro. Devido ao baixo nível das águas, uma viagem de quase uma semana, descendo o curso do rio, levaria quase um mês ou mais. Além disso, a falta de cheias é a maior reclamação dos pescadores. Com as construções das barragens, a vazão do rio foi regularizada. Até antes da crise energética, 90% da energia consumida no Nordeste era produzida apenas a partir do complexo de hidroelétricas da CHESF instaladas no Velho Chico. Produzir energia é prioridade total. A vazão do rio depende então dos humores dentro dos gabinetes da CHESF e do Governo Federal em se manter os níveis mínimos dos reservatórios. A irrigação, o transporte fluvial, a água para o consumo humano, a pesca, a cultura dos ribeirinhos são relegados a um segundo plano frente a importância estratégica de uma perversa política de produção de energia muito mal planejada.



Palavra do Velho Chico



Temo muito pelo meu fim

eu não posso acabar assim

me ajude o Pai Divino

que façam algo por mim

se nasci por acaso

se este é o meu prazo

por que querem meu fim?


Estamos todos correndo perigo

despertem atenção

o que estão fazendo comigo

não é só comigo não

porque nessa estamos juntos

seremos defuntos

só Deus terá compaixão.


Autor (Gabriel Bruno)


quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Música do São Francisco

Quem ama o São Francisco

não quer ver poluição

pode ate ficar maluco

ao ver destruição

é preciso ter cuidado

para o Chico não morrer

É difícil,mas vamos vencer


Todo o lixo no caminho

nós vamos retirar

com a poluição do rio

nós podemos acabar

se o bem e o mal existem

com o bem vamos vencer

É difícil, mas vamos vencer


refrão:

É difícil, mas vamos vencer(bis)

nós vamos vencer(bis)


compositores:Camila, Fernando, Luiz Carlos e Israel de Jesus

O que o Rio esta enfrentando hoje


Agrande ameaça do Rio São Francisco é a transposição, pois é um projeto faraônico. Dizem que vão tirar água do rio para salvar o povo do nordeste que sofre com a seca. Mas isso não é verdade porque os Estados incluídos no projeto têm água! O que está faltando é a distribuição de água, que existe em anbudância, como disse o Padre Cícero :"O sertão vai virar mar". O sertão tem Orós, tem Castelão e milhares de açudes. E isso é a prova de que tem água! E porque não tem água no lado norte do Ceará? Porque não há interesse. A mesma coisa acontece no Baixo São Fracisco: o rio passando a uma distãncia de 10 a 12 quilômetros e as pessoas bebem água de "carro-pipa"; isso quer dizer que não há uma política de distribuição de água para as comunidades ribeirinhas, e então porque vai se gastar tanto dinheiro abrindo um canal de 700 quilômetros, quando tem pessoas morrendo de sede em menos de 10 quilômetros da maegem do rio! O São Francisco é uma fonte de vida, é o rio 100% brasileiro, a veia que move o nordeste.



O Rio São Francisco é muito importante para a sobrevivência dos ribeirinhos, pois ao longo de sua nascente até sua foz ele oferece o alimento para várias famílias, além disso, a sua água também é utilizada para beber, tomar banho e lavar roupas. Uma fonte de vida para as pessoas que vivem às suas margens, principalmente aquelas que dependem dele para sobreviver.

"Sinto-me muito abençoada de morar na beira do rio, pois isso é um privilégio. Apesar de não termos luz eletríca e água encanada, temos a imensidão das águas do rio e a lua que nos ilumina", afirma dona Iraneide dos Santos, moradora do Povoado Resina

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

A veia que move o Nordeste




Meu sertão é terra boa / terra de gente de bem /

apesar do sofrimento / o sorriso sempre vem. /

é bonito de se ver / as coisas da terra /

que ficam lá na serra /o vento faz a curva /

é bom quando vem a chuva / para a gente poder

plantar milho, feijão, mandioca, / planta boa do lugar /

com a ajuda do São Francisco / tudo que se planta tudo é de dar.

(Josenilda Dantas)


A veia que move o Nordeste

O Rio São Francisco

“A fonte de nossa riqueza traz para cá o turismo
para ver toda essa beleza.
Mas é triste eu contar o que estar acontecendo,
o rio está sofrendo, suas águas poluídas, os peixes se acabando.
E, pior, se a transposição acontecer o Velho Chico vai se acabar
e todos nós vamos terminar sofrendo.”


Autor: Josimar Coelho

Nomes que o rio recebeu


Rio Opara: Nome dado pelos Índios Tupi-Guarani que dizer “rio tão grande quanto o mar”;
Rio das Borboletas: Devido às canoas que ficavam com os panos erguidos para a embarcação. Como esses panos são grandes e coloridos, de longe assemelhavam-se à borboletas voando sobre as águas, espalhando sua beleza;
Rio dos Currais: devido aos animais que eram criados ali perto e vinham beber água às suas margens;
Rio da Integração Nacional, porque banha vários estados;
Velho Chico: como é carinhosamente conhecido.

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

História do rio São Francisco


O rio São Francisco nasce na serra da canastra em Minas Gerais com extensão de 2700km desde a nascente ate a sua foz. O rio banha cinco Estados que são Minas Gerais (onde nasce), Bahia, Pernambuco e tem sua foz dividida entre os estados de Alagoas e Sergipe. O São Francisco é portanto um rio totalmente brasileiro, pois nasce e desagua em território nacional.

Foi descoberto em 4 de outubro de 1501 pelo italiano Américo Vespúcio que chegava juntamente com sua comitiva à foz deste grande rio. Como era o dia de comemoração de São Francisco de Assis foi a mais nova descoberta do navegador que deu o nome ao rio de São Francisco em homenagem ao santo.